sexta-feira, 12 de abril de 2019

Quatro Elementos - Prithiui


Os frutos da terra sorvem o néctar da vida. Para colhermos bons frutos, precisamos plantas com antecedência e se certificar de que as intempéries do clima e das pragas não destruirão nossa plantação. Com este texto, recomendarei um exercício para se conectar melhor com o elemento de Prithiui!


Vá a algum lugar à natureza, com grama ou terra nua. Pode ser um bosque, um parque, o que preferir. Diferente dos outros exercícios que exigiam apenas uma boa concentração na meditação, para este exercício, eu vou pedir que faça uma visualização muito específica.

Fique em algum lugar onde possa sentar-se com a planta dos pés bem firmes no solo. Caso preferir, pode sentar com os joelhos dobrados no chão - a visualização será ligeiramente diferente. Com os pés na terra, feche os olhos e comece a meditar. Use o barulho do ambiente como algo que te incentiva a mergulhar mais profundamente no exercício.

Quando sentir-se completamente concentrado, visualize raízes douradas saindo da planta do pé e se entranhando na terra. Caso tenha preferido sentar no chão, imagine essas raízes saindo dos pés, das pernas e do quadril. Afunde essas raízes na terra e em seguida, comece a visualizar a energia da terra sendo puxada para dentro de si. Sugue essa energia a casa inspiração e intensifique sua presença no corpo a cada expiração.

Sinta a energia que está agora em seu corpo. Se familiarize com ela. Com o tempo, será proveitoso associar essa sensação a um nome ou glifo. Como de costume, eu costumo associar ela a um triângulo de ponta para baixo com um traço horizontal no meio. Chamo-a de: PRITHIIUIIIII!!

A prática e a recorrência do exercício provocarão resultados que cabe ao praticante descobrir. Após cada prática, anote os resultado em seu diário mágico. 

Eu faço apenas uma pequena advertência adicional sobre este exercício em particular. Não tente fazê-lo dentro de casa. Pratique-o no local mais aprofundado na natureza quanto possível. O motivo é simples: ao enraizar-se na terra, você estará se conectando com a energia presente naquele solo. Em nosso ambiente urbano, isso implica conectar-se com a energia do esgoto que passa por baixo de nossas casas. Eu já tive a PÉSSIMA experiência de me conectar com essa energia, apenas para prometer a mim mesmo nunca praticar esse exercício sem antes me certificar de encontrar um solo mais limpo e natural.

Até por acaso! - Fausto Ramos


******************************************


Psiu! Ei! Você ainda está meio confuso sobre oque esse texto está falando? Não tem problema! Dá uma conferida nesse vídeo aqui, ele pode te ajudar a entender melhor!



sexta-feira, 5 de abril de 2019

Quatro Elementos: Apas


O campo de nossas emoções é um rio de águas correntes. Nadar nas águas dos sentimentos requer experiência e atenção. Este vídeo trata justamente de Apas: o elemento responsável pelos sentimentos emoções. Para compreender como se sintonizar com esse elemento, segue uma sugestão de exercício.

Vá a algum lugar à natureza, com alguma concentração de água. Pode ser o mar, ou um lago, ou um rio, o que preferir. Como pode deduzir dos outros textos, você irá meditar concentrando sua atenção nos sons e na presença deste elemento em sua representação física.


Caso não queira (ou não possa) se deslocar e prefere fazer a meditação dentro de casa, sugiro valer-se do recurso mental da imaginação. Utilize um aplicativo que simule o som do mar ou de ambientes aquáticos para tocar na sua caixa de som ou celular. Vale tanto o barulho de chuva quando o barulho do mar. Apenas advirto para observar bem, pois meditar sobre o som ou a presença de diferentes representações costuma provocar resultados diferentes - a prática e o resultado serão a prova disso.


Após concentra-se no barulho da água, em sua presença e atingir o estado de meditação profunda, aprofunde-se nessa sensação, fixando-a de maneira a reconhecê-la com cada vez mais facilidade. Visualize uma energia azul escura, fria e densa à sua frente. Puxa essa energia para si e se familiarize com sua sensação. 

Uma recomendação que faço é a de marcar seu reconhecimento com esse elemento a partir de algum signo, por exemplo, um triângulo azul apontado para baixo. Sugiro inclusive que mentalize uma palavra para associar a essa sensação. Pessoalmente, eu sempre associo esse elemento ao próprio nome alquímico: AAAAAPAASSS! 

A prática e a recorrência do exercício provocarão resultados que cabe ao praticante descobrir. Não vale a pena induzir o seu resultado mencionando os efeitos que essa prática teve sobre mim. Cada praticante, uma chave, uma descoberta, um resultado. Descubra os seus resultados e anote todos eles em um diário mágico!

Até por acaso! - Fausto Ramos


******************************************


Psiu! Ei! Você ainda está meio confuso sobre oque esse texto está falando? Não tem problema! Dá uma conferida nesse vídeo aqui, ele pode te ajudar a entender melhor!