“Tudo flui, para fora e para dentro; tudo tem suas marés; tudo sobe e cai; a oscilação pendular se manifesta em tudo; a medida da oscilação à direita é a medida da oscilação à esquerda; o ritmo é a compensação.”
O Princípio do Ritmo está intimamente ligado ao Princípio de Polaridade, descrito no texto anterior, uma vez que o pêndulo das oscilações variam entre um polo e outro. Contudo, essa Lei pode ser burlada ou distorcida, quando contrastada com outras leis. É o exemplo do Princípio da Correspondência, que demonstra uma correlação entre as leis que atuam sobre os diversos planos, contudo, determina que as leis dos planos superiores prevalecem sobre os planos inferiores.
Portanto, o hermetista experiente é capaz de atuar sobre um plano superior, digamos, o Plano Mental, para que seja capaz de interferir na oscilação que o pêndulo fará no Plano Físico. Assim, ao invés de oscilar entre estados positivos e negativos de humor e providência, ele conserva um estado mais elevado - ancorando-se no plano mais elevado de realidade -, delegando a oscilação para outra região mental: o inconsciente.
Ainda que essa pareça ser uma operação complexa para o neófito, temo em dizer que a prática é a melhor professora. Ainda que a prática que pretendo sugerir não ensine como excitar a essa estabilidade psíquica e emocional, ela ajuda na tomada de consciência sobre esse movimento.
Observe suas emoções:
Mantenha um diário, virtual ou físico, registrando suas emoções e sentimentos diariamente. Pode parecer um Trope de filme adolescente, mas manter um diário é um exercício psicológico muito prático e proveitoso, principalmente quando voltamos para ler o que registramos e perceber nossas oscilações de humor.
É importante registrar, sempre que possível, os acontecimentos mais marcantes daquele dia, ou, os eventos que parecem ter influência sobre seu estado de humor: brigou com seu parceiro; passou por algum estresse no trabalho/faculdade; comprou algo novo; recebeu um presente, etc.
Para os que têm interesse em algo ligeiramente mais avançado, tenham em mãos um calendário lunar e junto a cada registro do diário, adicionem uma nota com a fase lunar daquele dia. Eu aconselho fazer um registro pictográfico - desenhe uma pequena lua representando a fase lunar ao lado da data de cada registro. Assim você poderá observar se as suas oscilações de humor tem relação ou não com as fases lunares - e como se dá essa relação.
Antes de exercer domínio sobre suas emoções é necessário reconhecer o que as influencia. Contudo, eu comento que a prática sugerida pelo exercício do texto anterior entrega uma das chaves sobre a tão almejada estabilidade emocional.
Até por acaso! - Fausto Ramos
****************************************
Ei, psiu! Você ainda está um pouco confuso com esse texto? Acontece que ele acompanha um vídeo sobre o Princípio do Ritmo. Caso ainda não conheça, dê uma conferida no vídeo e volte para o texto com outra compreensão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário