sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

As Sete Leis Herméticas - 7# Gênero


“O Gênero está em tudo; Tudo tem seu princípio Masculino e Feminino; o gênero se manifesta em todos os planos.”

Segundo a filosofia hermética, os princípios de gênero Masculino e Feminino podem ser discriminados, na mente, por meio do "Eu" e o "Ego" (do original em inglês: "I and me").

O "Eu" organiza nossa identidade: seus sentimentos, gostos, inclinações, preferências, hábitos, aparência - tudo o que me torna "eu". No que tange à identificação com o corpo, muitos chegam a se identificarem particularmente com suas roupas, de maneira a integrarem suas vestes à sua identidade. Muitas outras pessoas assimilam suas posses, seus bens materiais, sua profissão e sua reputação à gama de qualidades que compõem seu "Eu".

O estudante de hermetismo deve reconhecer que essas variáveis estão sujeitas a outras leis, como o Princípio do Ritmo e o Princípio da Polaridade. Portanto, são características que estão eternamente em mutação. Tal como uma paisagem que muda lentamente - se comparada com os movimentos energéticos do "Ego" - as características do "Eu" se modificam lentamente, provocando uma ilusão de continuidade em sua forma e identidade.

Porém, dado um exame meticuloso, perceberemos que a personalidade - forma como muitos identificam o seu "Eu" - passa por diversas mortes ao longo da vida. Vivenciamos vários "Eu"s, no que tange aos gostos, ao caráter, às aquisições materiais e nossa reputação perante aos outros.

Percebendo tais circunstâncias, podemos nos levar a perceber nossos corpos e as questões materiais como "algo que pertence à minha mente" e não mais como a essência de nosso "Eu". E mesmo assim, podemos nos identificar com nossos sentimentos e emoções - nossos estados mentais. E tais variáveis também estão sujeitas às mesmas leis que nosso corpo, tornando nossa identificação, novamente, variável e pouco confiável.

É apenas quando deixamos de lado o corpo, a matéria e nossos estados mentais que nos encontramos com um "Eu" digno de nossa identificação. Este "Eu", mais próximo da essência e do Si-Mesmo, pode finalmente fazer par com o "Ego". Este "Eu" será percebido como um espaço onde todas as outras variáveis da personalidade e dos estados mentais podem ser produzidos. É o "ventre mental", que dá berço a todas as produções da personalidade, contudo, depende de ser geminado pelo "Ego".

Um dos caminhos mais certeiros para experimentar o estado de puro "Eu", é por meio da meditação profunda. Para conhecer algumas dicas básicas de meditação, minha recomendação dessa semana é que assista ao vídeo sobre Meditação no HermetiCaos:


Este é o final da série sobre Leis Herméticas. Para mais dicas sobre magia e outros conteúdos filosóficos, mantenham-se antenados com o Caosofia!

Até por acaso! - Fausto Ramos.


****************************************

Ei, psiu! Você ainda está um pouco confuso com esse texto? Acontece que ele acompanha um vídeo sobre o Princípio da Causalidade. Caso ainda não conheça, dê uma conferida no vídeo e volte para o texto com outra compreensão!















Um comentário:

  1. Obrigado pela série maravilhosa de videos e exercícios. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir